Augusto Canetas sobre o Mecanismo de Emergência

Mecanismo de Emergência, é um uivar de cães, onde a poesia se expurga pela noite dentro.

Este livro de pedras poéticas de Tiago Alves da Costa, transporta-nos ao sub-rés-do-chão da universalidade, propõe-nos uma reflexão indelevelmente expurgada de alegorias demandadas de incomensuráveis códigos de ética e equívocos naturais.

Uma das razões para a qual particularmente, como peregrino da poesia, me deixa apaixonado é a curiosidade criativa e imaginativa de um novo olhar sobre um certo estado de alma que as palavras livres nos oferecem.

Tiago A. Costa, tanto nos oferece o quotidiano com a sua rotina e momentos existenciais muito simples, como nos confronta com exaltações semi-ocultas de irónicas observações, anseios, as frustrações de um tempo desfragmentado de princípios e valores. Daí a refinada visão do poeta deste hodierno tempo…  in (“Exércitos de mães”) “Exército de mães / patrulham diariamente as nossas ruas / para nos protegerem do adulto que levamos dentro”.

A introspecção de soledade que a vida nos coloca perante o tormento da rotina, do tédio, pela ausência da partilha… in (“Solidão”) “ …não chovia / inspirei e saí / quando cheguei / ela estava sentada no umbral sonâmbulo da noite / impaciente e voluptuosa / trazes dinheiro?”

O poeta transporta-nos para uma ficção realista, purgação das palavras que, pessoalmente ao ler esta visão do espaço e do tempo, sinto que estou a viver agora o futuro auspicioso deste fecundado pensador. Uma fortuna!

A poesia é um corpo de pena asfixiadamente quente e frio, em exercício num lagar de uvas até que o suco escorra pelas gargantas expurgadas.

fonte: Augusto Canetas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s